Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Geral

17 de Maio - Dia Internacional da Reciclagem

Quarta-feira, 17 de Maio de 2023

Autor: Genislene M. de Lima Silva
Educação Ambiental no Bosque Municipal

17 de maio- DIA INTERNACIONAL DA RECICLAGEM

 O Dia Internacional da Reciclagem é comemorado em 17 de maio. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO) e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens consumidos.

 A reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010) .

 Em nossa cidade, o projeto de reciclagem “Tangará Recicla” foi implantado pelo Samae e a cooperativa de catadores- Coopertan, atua desde de 2007 no processo de coleta e destinação.

 O envolvimento da população, na separação correta do reciclável do não reciclável é fundamental para a gestão de resíduos sólidos e da sustentabilidade do meio ambiente.O descarte correto dos resíduos recicláveis como papéis, papelão, garrafas de vidro, garrafas pet, metais , dentre outros, leva a economia de recursos públicos e gera renda a mais de 64  famílias associadas.

1. Resíduo seco e reciclável x orgânico

Pode parecer simples, mas muitos não fazem a separação do resíduo sólido e orgânico na hora do descarte. Separar o resíduo seco e reciclável do orgânico é simples e ajuda muito a melhoria da qualidade de vida dos coletores, no caso, a Coopertan.

 

2. Restos de comida

Outra dica valiosa é limpar os restos de comida dos resíduos especiais antes de descartar o material. Uma rápida enxaguada já faz toda a diferença.

 

3. Se atente aos vidros

Vidros mal embalados podem colocar em risco a vida dos coletores. Por isso, antes de descartar espelhos, copos, garrafas e derivados, os embale com papelão ou jornal e sinalize que ali existe um resíduo cortante.

 

4. Adote e ensine atitudes sustentáveis às crianças

A educação das crianças para a sustentabilidade precisa começar o quanto antes. Ensine por meio de bons exemplos, como:

  • resista ao consumismo excessivo, compre apenas o necessário;
  • evite os sacos plásticos ao máximo, adote sacolas de pano ou reutilizáveis para ir ao supermercado;
  • prefira produtos naturais ou biodegradáveis para sua casa;
  • tente consertar o que estragou, em vez de descartar e comprar um aparelho novo;
  • use a criatividade para reformar e customizar as roupas para a próxima estação;
  • ensine o desapego e mostre aos seus filhos a importância de doar roupas e brinquedos para famílias carentes.

Consumo e sustentabilidade

 Com o objetivo de minimizar impactos negativos em nosso planeta, os 5 Rs são uma política que visa reduzir a geração de resíduos, fazendo com que cada um de nós mude o comportamento diante do consumo e a forma que lidamos com os resíduos gerados.

  • Repensar: Consumir produtos de modo responsável e como fazer o descarte dos nossos resíduos. Repensar é o início dessa mudança.
  • Recusar: Não consumir produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde e exploram o trabalho humano;
  • Reduzir: Devemos reduzir o consumismo e saber economizar os nossos recursos naturais. Exemplo: a água potável, que muitas vezes, é utilizada de maneira indiscriminada.
  • Reaproveitar:  É possível utilizar novamente alguns objetos que seriam descartados. Algumas embalagens podem ser reaproveitadas ou mesmo utilizadas para outras finalidades.
  • Reciclar: É preciso reaproveitar os materiais para que ele se torne matéria-prima para a fabricação de outro objeto e, desta forma, contribuir para a redução de desastres ambientais, como enchentes, contaminação das águas fluviais e solos e reduzir a poluição.     

DICA:

 Você pode fazer dos resíduos orgânicos a compostagem, que é  transformá-los em adubo para as plantas ornamentais e hortaliças.Para evitar o mal cheiro, cubra-os com bastantes folhas secas e serragem.

 Não descarte o resto do óleo de cozinha! Coloque-o num pote ou garrafa com tampa e disponha para a coleta seletiva!

ATIVIDADE DE HOJE:

 O SAMAE, juntamente com a Coopertan e a Secretaria de Meio Ambiente, recebeu professores e  alunos do 4º Ano da Escola Joana D'arc, no Bosque Municipal "Ilto Ferreira Coutinho" para atividades de Educação Ambiental, onde foram abordados temas como: água, resíduos sólidos, reciclagem, dentre outros. O passeio pelas trilhas do Bosque, fechou com "chave de ouro" esta espetacular manhã de quarta-feira.

 Marcos Scolari, diretor do SAMAE, destaca a importancia das ações de educação ambienta como aliada para formação da atual e gerações futuras, preocupados com a conservação das diversidades de vida no paneta Terra.