Seção de atalhos e links de acessibilidade

Seção do menu principal

Geral

SAMAE apresenta relatórios e desmente informações sobre a qualidade da água que abastece Tangará da Serra

Quinta-feira, 10 de Março de 2022

Em Nota de Esclarecimento divulgada no final da manhã desta quinta-feira, dia 10/03, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Tangará da Serra (SAMAE) apresentou relatórios e desmentiu informações noticiadas pelo “Mapa da Água”, do “Repórter Brasil”, e por alguns meios de comunicação

Os relatórios apresentados pela autarquia municipal, assegura e comprova que a água fornecida à população é potável e segura para o consumo humano. “O SAMAE assegura que possui desde 2016 controle rigoroso na análise laboratorial, monitoramento e acompanhamento da qualidade da água distribuída e que abastece as casas dos tangaraenses. Os relatórios, feitos por empresa idônea e de reconhecimento nacional, estão à disposição de todos”, diz trecho da nota.

Confira a Nota de Esclarecimento na íntegra abaixo:

ESCLARECIMENTO

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Tangará da Serra (SAMAE) vem a público informar que assegura e comprova a qualidade da água fornecida para a população do município. O SAMAE esclarece que não procede a informação noticiada pelo “Mapa da Água”, do “Repórter Brasil”, e por alguns meios de comunicação, de que a população tangaraense consumiu água contaminada com substâncias cancerígenas entre os anos de 2018 e 2020. Ao contrário disso, em nenhuma análise realizada por laboratório especializado, contratado pela autarquia, foram detectados resultados em desacordo com as normas do Ministério da Saúde, que tratam dos procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água e seu padrão de potabilidade.

O SAMAE informa que os resultados dos parâmetros analisados nas amostras atendem aos padrões estabelecidos pelo Anexo XX, da Portaria de Consolidação nº 5/2017, alterado pela Portaria GM/MS N° 888/2021, de 4 de maio de 2021, para água potável de consumo humano.

A autarquia reitera que todos os Relatórios de Ensaio (39644/2021.0.A/39645/2021.0.A/39646/2021.0.A), de 26 de outubro de 2021, atendem ao previsto na Portaria GM/MS N° 888/2021, de 4 de maio de 2021, atestando que a água fornecida à população é potável e segura para o consumo humano.

O SAMAE assegura que possui desde 2016 controle rigoroso na análise laboratorial, monitoramento e acompanhamento da qualidade da água distribuída e que abastece as casas dos tangaraenses. Os relatórios, feitos por empresa idônea e de reconhecimento nacional, estão à disposição de todos. Dúvidas ligar para (65) 3311-6500.

Heliton Luiz de Oliveira/Diretor do SAMAE