Os trabalhos de recuperação da nascente do córrego, realizados pelo SAMAE e parceiros a partir de setembro do ano passado, aliados às recentes chuvas estão refletidos no volume de água das represas do SAMAE. Nessa conta deve ser incluída a população de Tangará da Serra que sempre tem atendido às autoridades e contribuído com as campanhas de uso consciente da água tratada.
Vale recordar que foi realizada a limpeza da mina/nascente do Rio Queima-pé, plantio de árvores nativas e palestras de conscientização. Foram parceiros nesse trabalho o CBH Sepotuba, Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (IPAC), Rotary Club Cidade Alta, Governo do Estado, SAMAE, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Sindicato Rural e Fazenda Santa Amália.
O Diretor do SAMAE, Heliton Luiz de Oliveira reforçou a necessidade da população fazer uso consciente da água tratada, usar só o necessário, sem desperdício, mesmo que hoje a represa esteja transbordando. Heliton Oliveira disse ainda que todos os esforços estão sendo feitos no sentido de finalizar o projeto e iniciar as obras de implantação do sistema de captação de água do Rio Sepotuba.